9 de dez. de 2011

Submetendo o Temperamento

Texto: João 18:10-11

Introdução: todos nós sabemos que o ser humano é formado por espírito, alma e corpo, segundo a ótica de Deus. E é justamente nesta estrutura trina que encontramos a forma perfeita pela qual o homem estabelece contato com Deus e também com o mundo. Também é nesta estrutura, mais especificamente na alma, que existem características que nos diferenciam de todas as outras pessoas, uma delas é o temperamento. (Ts. 5:23)

  O temperamento não está sujeito a mudanças.
  Duas coisas nascem com o homem, caráter e temperamento. Em quanto o caráter pode ser forjado durante a vida e pelas experiências que vivemos, sejam elas positivas ou negativas, o temperamento não está sujeito a mudanças. Não devemos perder tempo tentando mudar o nosso temperamento, mas, devemos sujeita-lo ao senhorio completo do Espírito.

  O temperamento está ligado à reação.
  Quando falamos de caráter falamos de ação, nosso caráter define a forma e que tipo de ação nós vamos ter. O nosso temperamento sempre é revelado nas nossas reações, são elas que demonstram se nosso temperamento está sujeito a Deus ou não. Paulo trata disso ao falar do fruto do Espírito, veja como a palavra se refere à mansidão e ao domínio próprio. (Gálatas 5:22)

 Conclusão: é muito gratificante ver pessoas que tem seu temperamento submetido ao Senhor, Deus não planejou a nossa completa uniformidade, não somos o resultado de uma linha de produção, nosso temperamento e nossa personalidade são a garantia de que por mais que sejamos um em Cristo, seremos diferentes uns dos outros, porém todos, sem exceção devemos submeter nosso temperamento ao Senhor.

Palavra de células – Igreja Batista Betel

Nenhum comentário:

Postar um comentário