20 de mar. de 2012

PALAVRA DO PASTOR


Fil 4.1-3 –  Sim, e peço a você, leal COMPANHEIRO DE JUGO que as ajude ...

Quando o Apóstolo Paulo escreveu a carta aos Filipenses ele estava preso em Roma, mas precisava administrar uns problemas existentes na Igreja, entre eles o conflito entre duas mulheres, Evódia e Síntique. Para isso ele estava solicitando a um intermediador, cujo nome não é citado. Apenas chama-o de leal COMPANHEIRO DE JUGLO.

Para ser COMPANHEIRO DE JUGO é necessário:

1.     BUSCAR VIVER EM HARMONIA.
Ser uma igreja abençoada não nos isenta dos conflitos. Onde existe ser humano os conflitos surgirão e devem ser administrados. Acontecia em Filipos e acontece na igreja atual.

I Co 1.10 “Irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo suplico a todos vocês que concordem uns com os outros no que falam, para que não haja divisões entre vocês; antes que todos estejam unidos num só pensamento e num só parecer.

2.     AJUDAR A CARREGAR AS CARGAS DE NOSSOS IRMÃOS.
Paulo está pedindo que seu companheiro de jugo que ajudasse aquelas duas irmãs a resolverem o conflito que tinham. Ter companheiro de jugo é uma maneira de dividir a carga com o outro, mas precisamos cuidar para não sobrecarregar apenas alguns. Gl 6.2 “Levai a carga um dos outros e assim cumprireis a lei de Cristo”

3.     SERMOS COOPERADORES.
Não devemos estar debaixo do jugo por obrigação, mas para cooperar.
V. 18 o Apóstolo agradece a ajuda recebida dos irmãos de Filipos.
Não há como uma Igreja realizar o trabalho da propagação do Reino de Deus se não houver uma união dos dons dos seus membros, onde cada um realiza a sua função. Em I Co 12, quando Paulo fala do corpo e seus membros ele diz: “Ora vocês são o corpo de Cristo e cada um de vocês é membro desse corpo.”



Pr. Valdemar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário